quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PARA COMEÇO DE CONVERSA

Este blog já vinha sendo acalentado há algum tempo, mas por uma razão ou outra foi adiado várias vezes. Agora ele finalmente sai do papel, impulsionado pelo lançamento do meu mais novo projeto, a exposição "Cemitério de Automóveis", que será aberta no próximo dia 16, aqui em Belo Horizonte.

O propósito deste blog é justamente apresentar mais sobre os meus projetos autorais. É também espaço para uma reflexão pessoal sobre a fotografia. Os outros trabalhos continuam privilegiados no blog da Bendita – Conteúdo & Imagem. Vale a pena conferir.

Bom, vamos voltar ao motivo que fez este blog finalmente nascer. Pela primeira vez, vou exibir um recorte de um projeto em que venho trabalhando há pelo menos dez anos. A exposição será aberta no dia 16, no 2011 Drinkeria e Restaurante. Gostaria de começar as atividades aqui neste espaço convidando para a abertura desse trabalho. Ontem, as impressões ficaram prontas e até eu mesmo me surpreendi com o resultado da transposição das imagens para o papel.

Para explicar melhor sobre "Cemitério de Automóveis", deixo aqui o convite e uma breve apresentação. Espero poder contar com a presença dos amigos, dos colegas de profissão e dos interessados em fotografia não só na abertura desta exposição, como também nas conversas que virão neste blog.


[clique na imagem para vê-la em tamanho maior]


PRESS RELEASE

UM OLHAR SOBRE A CIDADE

Intitulada “Cemitério de Automóveis”, série do fotógrafo Élcio Paraíso reúne 10 imagens que fazem
uma reflexão sobre a passagem do homem pelo cenário urbano



Das suas andanças pelas ruas, o fotógrafo Élcio Paraíso foi construindo, pouco a pouco, uma coleção de imagens que capturam as marcas deixadas pelo homem no ambiente urbano. A essa pesquisa fotográfica permanente, deu o nome de “Rastro”. Um recorte desse projeto vai ser exposto pela primeira vez a partir do próximo dia 16, quarta-feira, no 2011. Trata-se da série intitulada “Cemitério de Automóveis”, que reúne 10 fotografias 80x80cm, algumas clicadas com equipamento digital e outras com uma antiga Rolleiflex. Impressas em papel especial de algodão, as imagens enfocam os sinais da passagem do tempo em veículos que antes estavam nas pistas e agora, fora de uso, são como reflexos da era do descartável.


Apesar de não pretender ser uma discussão formal sobre o tema, a série “Cemitério de Automóveis” é parte de uma reflexão pessoal do fotógrafo sobre a sociedade de consumo. “Há pelo menos dez anos venho registrando esses sinais da passagem do homem pelas cidades. São ruínas, graffitis, rabiscos, edificações, restos... Trabalhando esse tempo todo nas ruas, como fotojornalista, é natural perceber como os centros urbanos vão se destruindo e se construindo e se reinventando”, conta Élcio Paraíso.


A série reúne imagens clicadas em Belo Horizonte, na estrada entre São João del-Rei e Tiradentes e na BR-040 com destino a Brasília. “Fico imaginando de onde aquilo tudo veio, como era antes, como será um dia. Vejo a cidade como um organismo. As células desse organismo se consomem e se renovam”, avalia o fotógrafo.



“CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS”
Exposição fotográfica de Élcio Paraíso
Local: 2011 – Rua Levindo Lopes, 158, Savassi – BH|MG
Abertura: 16 de novembro, a partir das 19h
Visitação: de terça-feira a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 2h. Até 13 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário