Gostaria de desejar aos amigos uma virada de ano ano incrível. Não que as coisas mudem quando dizemos que o ano acabou e vem chegando um novo, considero como o fechamento de um ciclo e a abertura outro: 2012 vem aí e espero que com ele venha uma onda nova de esperança e energia renovada!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
BELO HORIZONTE 114 ANOS
Hoje me dei conta de que fotografei o centésimo aniversário de BH. Cheguei aqui um pouco antes, talvez tenha presenciado o nonagésimo nono aniversário. Mas Belo Horizonte é uma cidade complexa, levei um tempo para dizer que estava em casa.
Sei que no centésimo já dizia que era a minha cidade. Quatorze anos depois, casado com uma belo-horizontina, morando em um dos bairros mais antigos da capital e há anos rodando por toda parte, não conheço outra casa. Existem poucos lugares em que moraria a não ser em minha casa, nesta que agora é também a minha cidade.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
NOTAS DE ESTADIAS E VIAGENS: O GATO E O FIO
Hoje resolvi colocar um gatinho no Notas de Estadias e Viagens. Eles são responsáveis pelas minhas melhores e piores viagens. Viajo em cada coisa divertida que fazem. Comer um fio, brincar com o pé da mesa, rolar pelo chão da cozinha, pegar o rabo do cachorro. Só quem tem gatos sabe do que estou falando. E, quando algum parte para o céu dos gatos, eu viajo para as profundezas. É uma sensação péssima, um misto de vazio e alívio, já que geralmente a doença é terrível e quando ficam doentes trazemos para perto de nós e acompanhamos todo desenrolar, vemos quem amamos definhando e partindo.
Preferi não postar foto de uma perda recente, não gosto de ficar vendo fotos dos que se foram. Então escolhi uma caramelizante imagem: "O gato e o fio".
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
ALL STAR É O BICHO
Escolhi como primeiro ensaio fotográfico do blog um trabalho que produzi para o Jornal O Tempo, há tempos, comemorando o aniversário do tenis All Star. Uma brincadeira sem maiores intenções, mas que ficou interessante e mostra um pouco o desejo do blog de contar histórias e mostrar ensaios de forma descontraída, independentemente da seriedade do trabalho.
Aproveito ainda para homenagear alguns dos meus filhotes que já não estão mais comigo e que gentilmente, em troca de alguns petiscos, toparam posar e ainda deixar de lembrança a imagem de alguns dos tenis da marca que também não estão mais entre nós.
Espero que gostem, fiquem a vontade para comentar ou critcar.
O ALFAITE
Taí uma coisa que gosto de fazer na vida: retrato, é o que mais tenho feito nos meus quase 16 anos de profissão. Esse alfaiate remete à minha infância em São João del Rei, passava pela loja dele pelo menos três vezes por semana, fica no beco ao lado da Igreja Matriz. Quando comecei a fotografar um dos meus ensaios favoritos sempre foi sobre a cidade, tenho milhares de fotos, mas nunca havia me dedicado aos retratos. Em 2008 acabei escolhendo uns 10 personagens. Esse é um deles.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
SOLIDÃO
Mais uma para o Notas de Estadias e Viagens: "Solidão" - 2008. Quando olho para essa imagem sinto que só existe essa pessoa no mundo.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
NOTAS DE ESTADIAS E VIAGENS
Uma foto diária, material recuperado dos confins das gavetas ou dos HDs e cliques fresquinhos, recém colhidos – tudo passado pelo programa poladroid para ficar com o jeitinho das polaroids, ou ainda feito na própria. Os assuntos são os mais variados – viagens que vierem à cabeça e estadias em qualquer estado de espírito. Foi assim que rotulei o projeto iniciado no facebook.
"Notas de Estadias e Viagens" foi ganhando espaço. Parece que todo mundo tem Facebook, mas não é bem assim. Algumas pessoas viam o link no Twitter e não conseguiam ter acesso à imagem. Assim, o projeto ganhou o Flickr e agora será uma seção permanente aqui no blog. Mas não deixará a galeria do Facebook – vou fazer o seguinte: postarei aqui e no Flickr e um dia depois replico no Facebook.
Inicio hoje com uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. Esta é uma das imagens da Festa de São João na comunidade Quilombola Matição – uma corruptela para Quilombo da Mata do Tição – e que foi exposta em 2009 dentro da programação da Semana da Consciência Negra do Centro Cultural Casa do Lago da Unicamp (SP).
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
É HOJE: "CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS", NO 2011
Chegou o dia. Hoje, abro a exposição "Cemitério de Automóveis", às 19h, no 2011. É o resultado de um trabalho que venho fazendo há muitos anos e que pela primeira vez tenho a oportunidade de expor. São dez fotos 80x80cm, algumas feitas com equipamento digital e outras foram feitas com uma das minhas paixões: a Rolleiflex.
Para mim, foi muito impactante ver essas imagens no papel. Aproveito para agradecer ao Luiz Rodrigo Cerqueira e ao Francisco Bravim, da Artmosphere, pelo belíssimo e cuidadoso trabalho de impressão em papel especial de algodão que soube valorizar as intenções de cada fotografia. E, é claro, à Juliana Myrrha, do 2011, pelo convite e pelo espaço.
Cada foto é como um filho e fazer essa exposição foi praticamente um parto, no bom sentido, porque está me permitindo mostrar esses filhos que são as fotos. Quem quiser saber mais sobre a exposição, é só dar uma olhadinha no post abaixo. Espero contar com a presença dos amigos, colegas e interessados por fotografia nesse momento tão especial.
“CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS”
Exposição fotográfica de Élcio Paraíso
Local: 2011 – Rua Levindo Lopes, 158, Savassi – BH|MG
Abertura: 16 de novembro, a partir das 19h
Visitação: de terça-feira a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 2h. Até 13 de dezembro.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
PARA COMEÇO DE CONVERSA
Este blog já vinha sendo acalentado há algum tempo, mas por uma razão ou outra foi adiado várias vezes. Agora ele finalmente sai do papel, impulsionado pelo lançamento do meu mais novo projeto, a exposição "Cemitério de Automóveis", que será aberta no próximo dia 16, aqui em Belo Horizonte.
O propósito deste blog é justamente apresentar mais sobre os meus projetos autorais. É também espaço para uma reflexão pessoal sobre a fotografia. Os outros trabalhos continuam privilegiados no blog da Bendita – Conteúdo & Imagem. Vale a pena conferir.
Bom, vamos voltar ao motivo que fez este blog finalmente nascer. Pela primeira vez, vou exibir um recorte de um projeto em que venho trabalhando há pelo menos dez anos. A exposição será aberta no dia 16, no 2011 Drinkeria e Restaurante. Gostaria de começar as atividades aqui neste espaço convidando para a abertura desse trabalho. Ontem, as impressões ficaram prontas e até eu mesmo me surpreendi com o resultado da transposição das imagens para o papel.
Para explicar melhor sobre "Cemitério de Automóveis", deixo aqui o convite e uma breve apresentação. Espero poder contar com a presença dos amigos, dos colegas de profissão e dos interessados em fotografia não só na abertura desta exposição, como também nas conversas que virão neste blog.
[clique na imagem para vê-la em tamanho maior] |
PRESS RELEASE
Intitulada “Cemitério de Automóveis”, série do fotógrafo Élcio Paraíso reúne 10 imagens que fazem
uma reflexão sobre a passagem do homem pelo cenário urbano
uma reflexão sobre a passagem do homem pelo cenário urbano
Das suas andanças pelas ruas, o fotógrafo Élcio Paraíso foi construindo, pouco a pouco, uma coleção de imagens que capturam as marcas deixadas pelo homem no ambiente urbano. A essa pesquisa fotográfica permanente, deu o nome de “Rastro”. Um recorte desse projeto vai ser exposto pela primeira vez a partir do próximo dia 16, quarta-feira, no 2011. Trata-se da série intitulada “Cemitério de Automóveis”, que reúne 10 fotografias 80x80cm, algumas clicadas com equipamento digital e outras com uma antiga Rolleiflex. Impressas em papel especial de algodão, as imagens enfocam os sinais da passagem do tempo em veículos que antes estavam nas pistas e agora, fora de uso, são como reflexos da era do descartável.
Apesar de não pretender ser uma discussão formal sobre o tema, a série “Cemitério de Automóveis” é parte de uma reflexão pessoal do fotógrafo sobre a sociedade de consumo. “Há pelo menos dez anos venho registrando esses sinais da passagem do homem pelas cidades. São ruínas, graffitis, rabiscos, edificações, restos... Trabalhando esse tempo todo nas ruas, como fotojornalista, é natural perceber como os centros urbanos vão se destruindo e se construindo e se reinventando”, conta Élcio Paraíso.
A série reúne imagens clicadas em Belo Horizonte, na estrada entre São João del-Rei e Tiradentes e na BR-040 com destino a Brasília. “Fico imaginando de onde aquilo tudo veio, como era antes, como será um dia. Vejo a cidade como um organismo. As células desse organismo se consomem e se renovam”, avalia o fotógrafo.
“CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS”
Exposição fotográfica de Élcio Paraíso
Local: 2011 – Rua Levindo Lopes, 158, Savassi – BH|MG
Abertura: 16 de novembro, a partir das 19h
Visitação: de terça-feira a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 2h. Até 13 de dezembro.
Assinar:
Postagens (Atom)